aLer+ e melhor
Momento de Leitura na RCM
Escola Básica de Casal de Malta
Momento de Leitura na RCM
Escola Básica Prof. Francisco Veríssimo
Aristides de Sousa encontra Camões na Escola Guilherme Stephens…
E este extraordinário encontro fica a dever-se à escritora Ana Cristina Luz. Com efeito, no passado dia 6 de Junho as turmas A e F do 6º Ano vieram à Biblioteca da escola para conhecer o cônsul Aristides de Sousa Mendes que, durante a Segunda Guerra Mundial e opondo-se às ordens do ditador Salazar, possibilitou a fuga de milhares de judeus. Alguns alunos já conheciam a biografia deste “Justo entre as Nações”, mas para a maior parte foi com surpresa que ouviram contar pormenores sobre a vida deste diplomata português que pagou bem caro a desobediência a Salazar.
Da parte da tarde, foi a vez das quatro turmas do 1º ciclo ouvirem falar de Aristides e do seu feito heróico, mas foi sobretudo do mais recente livro da autora que se falou: “Quem sou eu?”, de Ana Cristina Luz, com ilustrações de Tânia Bailão Lopes, percorre a biografia de Camões adaptando-a aos mais pequenos.
Sem dúvida que Aristides teria gostado de saber que o seu nome estaria associado ao de Camões; e também este teria, certamente, escrito sobre o feito heróico de Aristides…
Mas o importante foi mesmo termos connosco a escritora Ana Cristina Luz que divulgou e despertou nos que a escutaram a curiosidade sobre estes dois vultos maiores da nossa história e da nossa literatura.


Ilustre Camões
A semana de 21 a 28 de maio foi vivida de maneira diferente na escola Stephens. Na Biblioteca respirou-se, viveu-se e ilustrou-se Camões.
Alguns alunos do 2º e 3º ciclos estiveram neste espaço para ilustrar poemas de Camões, construir um modelo em 3D, desenhar a sua caricatura, ler e ouvir ler alguns dos seus poemas, fotografar-se à maneira de Camões…
A equipa da Biblioteca, com a imprescindível colaboração da professora Clotilde Fernandes, produziu uma panóplia de recursos e dinamizou diversas atividades com o objetivo de comemorar os 500 anos do nascimento do poeta, prestando-lhe a devida homenagem e dando-o a conhecer aos alunos mais jovens.
Camões foi, literalmente, posto em cima da mesa, em 3D,em persona e de viva voz, numa iniciativa que entusiasmou os alunos ao longo desta semana.
Os trabalhos realizados pelos alunos encontram-se em exposição na Biblioteca até ao final do ano letivo.
A equipa da Biblioteca






Um Livro num Minuto
Anna Kunichak, apresenta o livro “Fogo selvagem” de Hannah Grace, em um minuto.

